Aqui se fala um pouco de tudo, no momento estou redescobrindo meu cabelo crespo ;)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Queratina



A queratina é uma proteína fibrosa que  ajuda no processo de formação da estrutura do corpo. Essa proteína é  constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante. A  queratina ajuda a formar as unhas e os cabelos.
A queratina tem a função de envolver o fio  com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além  disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.
O cabelo já possui normalmente a queratina,  mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, cloro e raios solares —  ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição de  queratina das madeixas.
Quando,  entretanto, não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos  à base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo  ocasionar ressecamento dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos  capilares com queratina.
Existem algumas técnicas de aplicação da  queratina. As principais são:
  • Nanoqueratinização
  • Cauterização
  • Plástica capilar
  • Reestruturação
A nanoqueratinização é feita com uma escova  ligada a um aparelho contendo queratina líquida. Essa escova é passada nas  mechas, liberando a queratina em forma de vapor. A finalização é feita com a  chapinha de cerâmica.
A cauterização, ou plástica capilar, é  feita em etapas: limpeza dos fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com  chapinha (para maior penetração do produto) e finalização com silicone. Saiba  mais detalhes sobre cauterização capilar.
Para que o tratamento seja eficiente, é  recomendado fazer 3 ou 4 sessões, com intervalos de 20 dias.

Manutenção do Tratamento

Depois que os cabelos são submetidos a  tratamentos como a nanoqueratinização e cauterização, é importante dar manutenção  às madeixas.  Você pode comprar kits de  cauterização para aplicar em casa, ou comprar queratina líquida e usar juntamente  com seu hidratante capilar. Para cabelos muito danificados, esta hidratação  deve ser feita toda semana.
bju
flor.renata@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário